top of page

Afoxé Bamboxe faz bonito nas ruas de Salvador com o tema "A paz é fruto da Justiça"



Crédito da foto site NES



Salvador-Ba 08 de fevereiro de 2024


O Afoxé Bamboxe, o núcleo de desenvolvimento étnico-cultural do Centro Palmares, saiu no primeiro dia do Circuito Mestre Bimba e fez bonito trazendo para as ruas do Nordeste de Amaralina o tema: "A paz é fruto da Justiça" contando com a presença de diversas lideranças populares, parlamentares e uma participação massiva da comunidade. A concentração aconteceu na sede da associação do bairro com a presença da presidenta do Centro Palmares, Tatiane Souza, da vereadora de Salvador-BA, Marta Rodrigues, do diretor do arquivo público da Bahia, Jorge Vieira, e de tantos outros.


O carnaval sempre foi um espaço de clamor popular, é no carnaval que temas sociais aparecem como pano de fundo de uma festa tão profana quanto politizada. No circuito Mestre Bimba do carnaval de Salvador-BA, um circuito que acontece no coração de um dos maires complexos periféricos da cidade, não poderia ser diferente, tanto pela forte presença de organizações e coletivos que tem na pauta racial o centro de seu discurso e identidade, quanto pelo fato de ser um carnaval fora da "caixa" em que as elites meteram o carnaval da cidade.


Para Elayne Souza, diretora executiva do Bamboxe, os afoxés tem um papel fundamental que é "trazer para a rua as mensagens dos Orisas e com isso abrir caminhos para outra formas de ver o mundo". Por tanto a escolha do tema é produto dessa imersão no sagrado, não atoa a emoção tomou conta das ruas por onde o Afoxé Bamboxe passava.


Almir Odu Ará, Diretor e vocalista da do grupo - Crédito da foto site NES


Carregado de simbolismo, mas também de uma mensagem política inconteste, ao dizer que a paz é fruto da justiça, o bamboxe diz com todas as letras que a superação do racismo, machismo, lgbtfobia, capacitismo e todas as formas de opressões precisam ser superadas se queremos uma sociedade pacífica. em certa medida traz com baianidade o recado já dito pelos Racionais MC's "O mundo é diferente da ponte pra cá / Não adianta querer ser, tem que ter pra trocar".


Com inspiração em Sango, Orisá da justiça, o afoxé uniu a fé, animação e crítica social que somente é possível pela capacidade artística da banda e da equipe que trabalho à finco para viabilizar as atividades deste ano. Este ano contou com o apoio do governo da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao turismo, órgão vinculado à Secretaria de Turismo (Setur-BA), através do projeto “Bloco Nordeste de Amaralina”.


Para Almir Odun Ará o tema do afoxé nesse ano esta conectado com o que tem de mais progressista nas lutas sociais da atualidade, "não cabe mais falsas dicotomias, ou a gente entende que a justiça e paz vale pra todo mundo ou não vai ter para ninguém" .



Vida Longa ao Afoxé Bamboxe...

92 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page