top of page

Centro Palmares é premiado com o Selo Lilás em Salvador




Em uma cerimônia realizada na noite de ontem (25), o Centro Palmares foi agraciado com o prestigioso Selo Lilás em reconhecimento ao compromisso da instituição com a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres, a Presidenta do Centro Palmares, Tatiane Souza, recebeu a premiação.


O evento, realizado na Associação Comercial da Bahia, marcou a entrega do selo a 83 empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que se destacaram por suas ações e políticas em prol das mulheres, esse reconhecimento vem por que o Centro Palmares desenvolveu nos últimos 3 anos, em 8 estados diferentes, mais de 20 ações em defesa das mulheres, que também compõem mais da metade de sua diretoria com Tatiane, Elaine Souza e Jesnária Oliveira.




Atipicidades


Entre as principais contribuições do Centro Palmares para essa conquista está sua atuação na sociedade ao longo dos anos em conjunto a grupos de mulheres incluindo mães atípicas com a estruturação de políticas públicas do programa AtipiCidades em Catu, Salvador, Lauro de Freitas e Vera Cruz, todas com protagonismo feminino de Monique Reis, Cintia Esteves, Fabiana Amorim, Cintia Viviane ,Miwky, Fernanda Paranhos e Rosana da Hora respectivamente, assim como Rosana e Silvana no atendimento psicológico.



Cozinhas Humanitárias


Programa que ao longo dos anos com participação ativa de Jack Meira e demais colaboradas voluntárias, cozinham e realizam a entrega de comidas em comunidades carentes de Ilhéus e para pessoas em situação de rua duas vezes ao mês.



Promotoria de Direitos Humanos


Atuação na garantia de direitos, entre outros, para mulheres em comunidades quilombolas com o trabalho de Jesnaria Oliveira, Promotora de Direitos Humanos do Centro Palmares e Sara Argolo em casos de violência contra a mulher, cujo empenho foi fundamental para o sucesso das iniciativas voltadas para a promoção da igualdade de gênero e o combate à discriminação. Bem como de Shayra Luiza em Ilhéus com movimentos de juventude, quilombolas e de Hip Hop.



Ações em outros estados


O reconhecimento das ações do Centro Palmares na Bahia também refletem suas ações em demais estados do país e até no exterior, com atividades lideradas por Sandra Aleixo, no Rio de Janeiro, Magdalena Almeida no Pernambuco, Cecinha Torres no Piauí, e Vanessa Castañeda nos EUA.



Sobre o Selo Lilás


O Selo Lilás, instituído pelo Governo do Estado da Bahia com base na Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, proposta pela deputada Neusa Cadore e sancionada em 2023 pelo governador Jerônimo Rodrigues, é uma importante ferramenta para incentivar o compromisso das empresas com a construção de ambientes mais seguros e acolhedores para as mulheres. A certificação reconhece e certifica as empresas e demais instituições que adotam efetivamente políticas de igualdade de gênero e atuam na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual.


Para obter o Selo Lilás, as empresas devem demonstrar suas boas práticas relacionadas às mulheres em seus locais de trabalho, além de manter pelo menos 30% de mulheres em seu quadro funcional, avaliadas por uma comissão que analisa as iniciativas das empresas em prol da igualdade de gênero e seu apoio às mulheres em seus segmentos, considerando processos, projetos e políticas que promovam a equidade e o bem-estar das funcionárias e colaboradoras envolvidas.


O reconhecimento do Centro Palmares com o Selo Lilás destaca não apenas seus esforços individuais, mas também sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres.

146 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page