top of page

PLATAFORMA REALIZA DEBATE SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO, LIMITES E POSSIBILIDADES



A atual realidade de participação política no Brasil tem sido marcada por desafios e retrocessos no que diz respeito à efetivação da democracia participativa e da participação popular nos processos decisórios do Estado. Embora existam espaços institucionais de participação, como os conselhos e as audiências públicas, muitas vezes esses espaços são limitados e não garantem uma participação efetiva da sociedade civil.


Nesse sentido A Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político está convidando as organizações afiliadas que a integram para um debate sobre limites e possibilidades da participação no atual cenário político do Brasil.


Qual a atual realidade de participação no governo? Como é e onde queremos participar? Como a Plataforma pode contribuir para o avanço democrático?

Com participação de Valdecir Nascimento (Odara/AMNB), Carmen Silva (SOS Corpo) e Ana Pataxó (Coletivo Arewá) três importantes militantes do campo democrático e de defesa de direitos, o evento está com inscrições abertas disponíveis no link: https://bit.ly/retomada-democracia o evento será dia 10 de maio, às 19:30 pela plataforma zoom.


Se mostrando fundamental discutir onde queremos participar e como podemos ampliar e fortalecer os espaços de participação popular, tanto institucionais como não institucionais. Sendo importante e necessário pensar em estratégias que permitam uma participação efetiva da sociedade civil nos processos decisórios do Estado e que garantam uma representação mais plural e diversa.


As pessoas presentes serão convidadas a contribuir com suas reflexões sobre a temática. Através de uma análise da situação atual, o debate irá abordar a reestruturação dos conselhos, outras formas institucionais de participação e também as formas não institucionais. O objetivo é refletir sobre a democracia, seus limites e possibilidades em um Estado burguês, buscando assim ampliar a participação popular e fortalecer a democracia participativa.


Nesse sentido, a Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, a qual o Centro Palmares é um membro, visa contribuir para o avanço democrático ao promover o debate e a reflexão sobre a participação popular e ao articular e mobilizar as organizações e movimentos sociais em torno dessa agenda, podendo ser um espaço de convergência e articulação das lutas por mais democracia e por um sistema político mais justo e igualitário.

76 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page