Foto: Thassio Ramon
Ontem (24), aconteceu a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no Gran Hotel Stella Maris em Salvador, durante o evento, Tatiane Souza da Costa, Presidenta do Centro Palmares, foi eleita uma das delegadas para a V Conferência Nacional, em Brasília, em um marco significativo rumo à inclusão e garantia de direitos para pessoas com deficiência.
A cerimônia de abertura contou com a presença ilustre do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD), Ana Paula Feminella, e de 280 delegados representando os 27 territórios de identidade baianos.
Com o tema "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD): construindo um Brasil mais inclusivo", a agenda da conferência estadual visa discutir e articular propostas para políticas públicas relativas aos direitos das PCDs, que na Bahia, somam cerca de 1,5 milhão de pessoas.
O ministro Silvio Almeida destacou a importância do plano nacional e a participação ativa da sociedade na sua concepção, enquanto o vice-governador Geraldo Júnior reiterou o compromisso do Governo da Bahia com a inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Fotos: Thassio Ramon
Eleita delegada nacional em primeiro lugar de seu grupo, Tatiane Souza, junto com seu filho Nairobi, ressaltou a necessidade urgente de investimento na intervenção precoce e na educação inclusiva e a importância da representatividade e da participação ativa das mães e cuidadores no processo de construção de políticas inclusivas, destacando as dificuldades que são encontradas para a participação nestes espaços.
Nada sem nossos filhos, sem a gente presente, porque somos nós que apanhamos na rua para conseguir um lugar no ônibus, somos nós que estamos morrendo porque não tem suporte para eles, e a gente não aguenta mais viver nesse mundo dessa forma
E concluiu, destacando a urgência de medidas efetivas para garantir os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
Tatiane Souza e Nairobi durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Viver sem Limites II e Conferência Nacional
O encontro oficializou a adesão da Bahia ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite II. Esse plano visa otimizar a captação de recursos pelas secretarias estaduais para iniciativas direcionadas ao segmento, abrangendo desde aprimoramento da gestão pública até o acesso a direitos fundamentais.
O Viver sem Limites II está estruturado em quatro eixos fundamentais: aprimoramento da gestão pública, enfrentamento ao capacitismo, desenvolvimento de tecnologia assistiva e acesso a direitos.
Além disso, a conferência estadual serve como preparação para o evento nacional. As 25 propostas selecionadas nesta etapa pelos 280 delegados eleitos nos 27 territórios de identidade da Bahia serão discutidas no âmbito da V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência que será realizada no mês de julho em Brasília.
Comments