top of page

Conceição Torres, Uma Referência na Promoção da Cultura em Miguel Alves, Piauí

No último sábado, dia 14, Miguel Alves foi palco de uma celebração da cultura local, liderada por Conceição Torres, carinhosamente chamada de Ceiça e que é a anfitriã do Chá das 5, um evento transmitido em live pelo Instagram, onde reúne artistas e produtores culturais para discussões animadas sobre comunicação, cultura e arte. Destacando talentos locais ao mesmo tempo que promove a diversidade artística de Miguel Alves, cidade do norte do Piauí no baixo Parnaíba.


Uma inspiração para todos que a conhecem, Ceiça Torres, é reconhecida por seu engajamento na promoção da leitura, ela é responsável pela Biblioteca Comunitária Fileno Sousa e organiza desde julho o Chá das 5. Um exemplo de que a determinação e paixão pela cultura é capaz de transformar uma comunidade e inspirar gerações.


Espaço Coco Babaçu e o Ponto de Cultura Viva Vida.


Foto: Facebook Ponto de Cultura Viva Vida


O Espaço Cultural Coco Babaçu, abriga a ONG Viva Vida, o Ponto de Cultura Viva Vida, a Biblioteca Comunitária Fileno de Souza e a Rádio Web São Miguel FM, iniciativa cultural significativa na cidade de Miguel Alves, oferecendo um espaço vital para crianças, jovens e moradores locais, o Espaço Coco Babaçu inaugurado em 2017 e localizado em um histórico casarão que ao longo de sua história foi residência de dois ex-prefeitos, incluindo o Dr. Ivan Torres cirurgião geral, e recebeu 5 governadores, 4 senadores e também Deputados Federais e Estaduais, localizado na Rua Mariano Mendes, próximo à prefeitura municipal.


Foto: Facebook Ponto de Cultura Viva Vida



O Espaço Coco Babaçu é um palco para oficinas com jovens da região, que participam de diversas apresentações artísticas como dança, teatro, voz e violão, hip hop, grafite, serigrafia e um festival de poesias, entre os colaboradores está tambem Gabriel Egea, multi-instrumentista e o músico do Chá das 5. O Ponto de Cultura Viva Vida, por meio do Espaço Coco Babaçu, se tornou um centro vital para a expressão cultural na cidade, promovendo o talento local e oferecendo oportunidades educacionais e culturais para as gerações presentes e futuras.


Conceição Torres


Nascida em Miguel Alves que se destacou por sua determinação e contribuição para a cultura local. Viveu na Alemanha por quase 20 anos onde se tornou fluente em alemão, italiano, inglês, francês e espanhol, até decidir retornar à sua cidade natal. Desde então, Ceiça vem se dedicando a promover a cultura local em Miguel Alves, oferecendo cursos e oportunidades de enriquecimento cultural para crianças e jovens por meio do Projeto Cultural Coco Babaçu.

Foto: Divulgação


Atualmente Ceiça é apresentadora do evento "Chá das 5", onde reúne artistas e produtores culturais para discutir temas relacionados à Comunicação, Cultura e Arte. É Presidente da ONG Viva Vida, além disso, é a representação regional do Centro Palmares no Piauí. Uma mulher que tem trabalhado incansavelmente para preservar e promover a rica herança cultural de Miguel Alves e que está transformando os sonhos e oportunidades em realidade através da cultura para toda uma geração de jovens miguel-alvenses.


Redes Sociais do Ponto de Cultura Viva Vida e Gabriel Egea:

293 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page