No último sábado, dia 14, Miguel Alves foi palco de uma celebração da cultura local, liderada por Conceição Torres, carinhosamente chamada de Ceiça e que é a anfitriã do Chá das 5, um evento transmitido em live pelo Instagram, onde reúne artistas e produtores culturais para discussões animadas sobre comunicação, cultura e arte. Destacando talentos locais ao mesmo tempo que promove a diversidade artística de Miguel Alves, cidade do norte do Piauí no baixo Parnaíba.
Uma inspiração para todos que a conhecem, Ceiça Torres, é reconhecida por seu engajamento na promoção da leitura, ela é responsável pela Biblioteca Comunitária Fileno Sousa e organiza desde julho o Chá das 5. Um exemplo de que a determinação e paixão pela cultura é capaz de transformar uma comunidade e inspirar gerações.
Espaço Coco Babaçu e o Ponto de Cultura Viva Vida.
Foto: Facebook Ponto de Cultura Viva Vida
O Espaço Cultural Coco Babaçu, abriga a ONG Viva Vida, o Ponto de Cultura Viva Vida, a Biblioteca Comunitária Fileno de Souza e a Rádio Web São Miguel FM, iniciativa cultural significativa na cidade de Miguel Alves, oferecendo um espaço vital para crianças, jovens e moradores locais, o Espaço Coco Babaçu inaugurado em 2017 e localizado em um histórico casarão que ao longo de sua história foi residência de dois ex-prefeitos, incluindo o Dr. Ivan Torres cirurgião geral, e recebeu 5 governadores, 4 senadores e também Deputados Federais e Estaduais, localizado na Rua Mariano Mendes, próximo à prefeitura municipal.
Foto: Facebook Ponto de Cultura Viva Vida
O Espaço Coco Babaçu é um palco para oficinas com jovens da região, que participam de diversas apresentações artísticas como dança, teatro, voz e violão, hip hop, grafite, serigrafia e um festival de poesias, entre os colaboradores está tambem Gabriel Egea, multi-instrumentista e o músico do Chá das 5. O Ponto de Cultura Viva Vida, por meio do Espaço Coco Babaçu, se tornou um centro vital para a expressão cultural na cidade, promovendo o talento local e oferecendo oportunidades educacionais e culturais para as gerações presentes e futuras.
Conceição Torres
Nascida em Miguel Alves que se destacou por sua determinação e contribuição para a cultura local. Viveu na Alemanha por quase 20 anos onde se tornou fluente em alemão, italiano, inglês, francês e espanhol, até decidir retornar à sua cidade natal. Desde então, Ceiça vem se dedicando a promover a cultura local em Miguel Alves, oferecendo cursos e oportunidades de enriquecimento cultural para crianças e jovens por meio do Projeto Cultural Coco Babaçu.
Foto: Divulgação
Atualmente Ceiça é apresentadora do evento "Chá das 5", onde reúne artistas e produtores culturais para discutir temas relacionados à Comunicação, Cultura e Arte. É Presidente da ONG Viva Vida, além disso, é a representação regional do Centro Palmares no Piauí. Uma mulher que tem trabalhado incansavelmente para preservar e promover a rica herança cultural de Miguel Alves e que está transformando os sonhos e oportunidades em realidade através da cultura para toda uma geração de jovens miguel-alvenses.
Redes Sociais do Ponto de Cultura Viva Vida e Gabriel Egea:
Comments