A Rede Integrada dos Bens Imateriais Registrados (RIBIR), desde 2012, reúne detentores de bens imateriais reconhecidos como patrimônio cultural imaterial pelo Estado brasileiro, representados por associações, coletivos e comunidades locais.
Seu objetivo é dar visibilidade a essas populações, destacando o valor de suas práticas culturais e promovendo seu protagonismo social, cultural e territorial. A RIBIR busca facilitar um diálogo aberto e inclusivo sobre as perspectivas socioculturais, econômicas, políticas e ambientais relacionadas ao patrimônio cultural imaterial registrado no Brasil.
Dessa forma o Centro Palmares, por meio de seus membros de núcleos regionais, participa em conjunto da RIBIR - Rede Integrada dos Bens Imateriais Registrados compreendendo como a importância da preservação e a promoção do patrimônio imaterial são importantes para manter a diversidade cultural e a identidade de comunidades locais, indígenas e quilombolas, bem como para incentivar o diálogo intercultural e a compreensão mútua. Garantindo assim uma preservação e fomento das práticas culturais que identificam a pluralidade da identidade brasileira.
"O patrimônio imaterial é uma expressão viva e dinâmica das tradições e práticas culturais de uma comunidade, que enriquecem nossa diversidade cultural e fortalecem nossa identidade coletiva."
Irina Bokova, ex-Diretora-Geral da UNESCO