
Nosso programa de desenvolvimento social a partir da cultura tem como foco a valorização da identidade afro-brasileira. Através de atividades culturais, buscamos promover a inclusão social e a conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira na formação da nossa sociedade. Junte-se a nós nessa jornada de transformação social e ajude a construir um futuro mais justo e igualitário para todos.
O Bamboxê nasceu no dia 20 de novembro de 2009, em Salvador-BA, com a proposta inicial de ser um bloco carnavalesco — mas foi além. Ao longo de seus 15 anos de atuação, consolidou-se como uma experiência de etnodesenvolvimento, profundamente enraizada na Região Nordeste de Amaralina, comprometida com a promoção da democracia, da diversidade cultural e da igualdade. Uma verdadeira contra-mola que resiste às adversidades e busca restaurar um estado de paz, alegria e criatividade na comunidade.
Desde sua criação, o Bamboxê já atingiu mais de mil pessoas beneficiadas diretamente por suas ações. Entre suas realizações estão 15 carnavais, 14 Caminhadas dos Povos de Santo, 6 edições do Balaioxé, 15 edições do Presente de Amaralina, 3 encontros de ogans, diversos ensaios entre outubro e janeiro — com ensaios quase todos os domingos até o início de 2018 — e ainda cursos de atabaque, corte e costura e silk screen, que promovem a formação técnica e cultural de jovens e adultos da região.

Em 2022, após um longo processo de amadurecimento, seus integrantes históricos se incorporaram ao Centro Palmares, dando forma a um programa estruturado de etnodesenvolvimento social, com base em três eixos: cultura, direitos humanos e liberdade religiosa. Nesse contexto, o Afoxé Bamboxê permanece como ação central do programa, expressando de forma viva os valores ancestrais do candomblé e da umbanda.
O grupo é composto por doze músicos locais e cerca de mil foliões, desfilando no Carnaval de Salvador desde sua fundação, com apresentações que envolvem dança, capoeira e outras expressões artísticas afro-brasileiras. Mais do que um bloco, o Bamboxê é um instrumento de educação, inclusão e resistência, firmemente enraizado em Amaralina, e fonte de inspiração para quem acredita em um mundo mais digno, justo e plural.
O Bamboxê é também herdeiro e continuador do legado do Projeto Ojotunã, sendo hoje um símbolo de resistência cultural e esperança, um tambor que pulsa o futuro sem esquecer suas raízes.

“A paz é fruto da Justiça”
Tema do Bamboxê em 2024
.png)













