
Salvador, no último dia 26, comemorando seus 15 anos de existência em 2025, o Afoxé Bamboxê realizou sua saída, marcando um momento especial dentro do Carnaval de Salvador no Circuito Mestre Bimba, em Nordeste de Amaralina. A organização do Bamboxê, sob a liderança de Elayne Souza, também Secretária de Finanças do Centro Palmares, e Almir Odun Ará, garantiu que cada detalhe fosse planejado para celebrar essa tradição ancestral com muita dança e música.
O evento contou com a presença de diversas personalidades e autoridades, entre elas Danilo Moura, Coordenador do Conselho Político-Estratégico do Centro Palmares, Maria Marighella, Presidenta da FUNARTE e o Deputado Estadual Marcelino Galo, que prestigiaram o Bamboxê e reforçaram seu apoio às manifestações culturais afro-brasileiras.
Com rodas de capoeira realizada por jovens enquanto os últimos preparativos eram feitos para a partida do trio, e apresentações durante o percurso marcaram a passagem do Bamboxê pelo circuito, com jovens retratando os orixás Exú, Oxum, Iansã, Xangô e Oxóssi encantaram o público com suas performances e reforçaram a importância da espiritualidade e ancestralidade afro-brasileira. O vocal de Odun Ará trouxe ainda mais energia ao cortejo, que culminou já na madrugada do dia 27 com um animado retorno ao som do arrocha, embalado pelas voz de Vanny e Cacau na percussão.
A participação do Bamboxê foi viabilizada por recursos da BAHIAGÁS, fortalecendo as expressões culturais de matriz africana, e marcou presença nesta edição especial do carnaval que marca os 40 anos do Axé Music, o Governo presente em fortalecer a cultura e tornar o Carnaval um espaço de inclusão e diversidade.
“BAHIAGÁS NOS 40 ANOS DO AXÉ MUSIC. GOVERNO PRESENTE FAZ O CARNAVAL”

O Afoxé Bamboxê, com sua história de 15 anos de resistência, agradeceu a todos que participaram dessa inesquecível jornada de ancestralidade e música. No desejo de que essa energia continue a ecoar em nossas memórias até o próximo Carnaval! O Afoxé Bamboxê é hoje um programa do Centro Palmares e sua apresentação contou com os apoios do Portal Nordeste Eu Sou (NES), Toka Produções, Prefeitura de Salvador, Bahiagás e Governo do Estado da Bahia.
Comments