
O Atipicidades, programa institucional do Centro Palmares que está presente em diversas cidades da Bahia, além de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piauí, e Amazonas. Dedicado à defesa de direitos da comunidade neurodivergente, em especial as crianças e adolescentes com autismo, uma condição neurológica que afeta a comunicação, comportamento e interação social. Para garantir uma melhor qualidade de vida, são necessários tratamentos multidisciplinares. A implementação de políticas públicas é essencial para assegurar acesso a serviços de saúde adequados, educação inclusiva e oportunidades de trabalho, visando a dignidade tanto dos autistas quanto de suas famílias e redes de apoio.
Além das inúmeras ações relacionadas à área da saúde de toda a família, o Atipicidades integra GT´s – Grupos de Trabalho na área da educação pública, conscientiza famílias atípicas sobre seus direitos e possui denúncias de irregularidades junto ao Ministério Público a quem cabe fiscalizar o cumprimento das leis, especialmente a Constituição, LBI – Lei Brasileira de Inclusão, Lei Berenice Piana e Lei Romeu Mion; se preocupando ainda em conceder momentos de lazer, interação e troca de experiências entre as famílias.
O Centro Palmares, juntamente com cerca de 30 grupos de mães atípicas espalhados pelo país, lidera uma ação coletiva que obteve uma decisão judicial para garantir terapias multidisciplinares para crianças e adolescentes na Bahia, tanto na rede pública quanto privada. Essa iniciativa busca assegurar saúde e proteger os direitos dos autistas e suas famílias, promovendo uma maior inclusão e acesso a serviços essenciais. A ação continua em andamento para garantir o cumprimento da decisão judicial e o apoio contínuo à comunidade atípica na Bahia.
O Atipicidades organiza sua atuação a partir de três eixos estruturantes, sendo eles:
-
O atendimento direto à crianças autistas, sobretudo na área da saúde fornecendo atendimentos e terapias, a parti dos Núcleos Atipicidades de Ação Social – NAS, sendo as cidades de referências: Catu (BA), Jundiaí (SP), Miguel Alves (PI) e Salvador (BA).
-
O acolhimento e apoio às famílias atípicas, mães e pais de autistas, bem como a rede de cuidadoras(es), sobretudo se preocupando com mães solo sem rede de apoio, fornecendo suporte emocional e atendimento por parte de psicólogos, além de formação de grupos de apoio mútuo atuando em todo o país, considerando os atendimentos on-line.
-
A incidência pública e articulação Institucional a partir do diálogo com os diversos órgãos públicos da administração direta e indireta, Conselhos de Direitos, Ministério Público, OAB, e Defensorias, não se limitando, a ações judiciais, denúncias, advocacy e projetos de lei. Bem como a atuação em rede com outras OSCs, principalmente promovendo e apoiando cursos, seminários, oficinas e/ou formações sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA, a importância do diagnóstico precoce e o acesso aos direitos sociais. Além de organizar e estimular ações de mobilização como marchas, caminhadas e/ou mutirões de conscientização social acerca dos Transtornos do Desenvolvimento.
O Centro Palmares atua diretamente com as crianças e adolescentes autistas, mas inclui o apoio aos seus familiares; nossas ações espelham articulações com comerciantes, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e instituições locais, além da sociedade civil; lutando diariamente pela inclusão, respeito à diversidade, bem estar físico e psicológico e a garantia de direitos.

"O autista tem o amor mais puro, verdadeiro e sem preconceitos. Sabe por quê? Porque para os autistas o amor não vê diferença!"
Gretchen Sitpp
.png)

.png)













