
Foto: Kelvin Souza
Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (12) o Núcleo Atipicidades de Ação Social (NAS), um novo espaço dedicado ao atendimento das crianças e adolescentes autistas na região. A iniciativa faz parte do Programa Atipicidades do Centro Palmares e tem como objetivo ampliar o acesso a terapias multidisciplinares, além de fortalecer políticas públicas que garantam suporte especializado e acolhimento para as famílias.
Fotos: Kelvin Souza
A cerimônia de inauguração contou com a presença de Tatiane Souza e Elayne Souza, Presidenta e Secretária Administrativa do Centro Palmares respectivamente, da equipe do NAS, composta por Monique Reis (Coordenadora Geral), Cintia Esteves (Coordenadora Administrativa), Elizama Muniz (Especialista em Pedagogia) e Natália Ramos (Neuropsicopedagoga), além de diversas autoridades locais, incluindo a Secretária de Educação Rosa Sales, Flávio, representando a Secretaria de Saúde e os vereadores Chiquinho do Povo, Olodum, Neto Cachorrão e Paulo de Cacinho, que representou seu irmão, o vereador Beto de Cacinho.
Fotos: Kelvin Souza
Além da equipe presente, o NAS também conta com Ana Cláudia Pinheiro (Assistência Terapêutica), Nelsilene Ferreira (Psicóloga), Taíse Dantas (Fisioterapeuta), Bianca Vitorio (Terapeuta), Lorena Ferreira (Nutricionista), Denise Saraiva (Assistente Social) e Larissa Mesquisa (Auxiliar Administrativo), o NAS é uma ação que compõe o programa Atipicidades do Centro Palmares e possui a missão de promover a inclusão, oferecendo atendimento qualificado e estruturado para o desenvolvimento e autonomia das crianças autistas.
A estrutura visa proporcionar um ambiente acessível e humanizado, garantindo apoio tanto para os atendidos quanto para seus familiares. A concretização do projeto foi possível por meio de uma parceria entre o Centro Palmares, a Prefeitura Municipal de Catu e o Governo do Estado, com financiamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Fotos: Kelvin Souza
Durante o evento, falas das representações do NAS e Centro Palmares destacaram a importância da ação, formado em sua maioria por mulheres, profissionais da área da saúde e mães atípicas, Monique Reis, Coordenadora Geral do NAS, que é profissional da área da saúde e mãe atípica, compartilhou sua emoção com a inauguração:
"É uma sensação indescritível ver a concretização desse espaço, algo que tanto esperávamos. Para nós, mães atípicas, é a esperança de dignidade e autonomia para nossos filhos".
Fotos: Kelvin Souza
Tatiane Souza, Presidenta do Centro Palmares e mãe atípica, também destacou a importância da iniciativa:
"Este é um projeto feito com amor e humanização, criado por pais e mães de crianças autistas. O acolhimento precisa ir além das crianças, alcançando também suas redes de apoio. O NAS representa uma mudança na vida de muitas famílias, proporcionando atendimento gratuito e especializado. Esse tipo de intervenção é essencial para construirmos uma sociedade que seja realmente inclusiva".
Fotos: Kelvin Souza
Cintia Esteves, Coordenadora Administrativa do NAS também destacou a importância da ação tanto para as famílias atípicas, como da comunidade de Catu como um todo, criando espaços que oportunizam novas perspectivas de vida.
"Com a abertura do NAS, abrimos portas para novos horizontes, onde a inovação e o comprometimento com o futuro se encontram. Gratidão por essa oportunidade de transformar e construir um amanhã mais brilhante juntos."
Fotos: Kelvin Souza
Localizado na Rua Paulino César, 119, em Catu, o NAS se propõe a ser um espaço de acolhimento e transformação social, garantindo que mais crianças tenham acesso a atendimento especializado e inclusão efetiva na sociedade.
Sobre o NAS:
Fotos: Kelvin Souza
Fruto de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Social (SDHJS), tendo como parceria para a sua realização a Prefeitura Municipal de Catu, é uma das ações mais recentes do Centro Palmares.
O NAS é um centro de atendimento especializado que busca oferecer suporte multidisciplinar às crianças e adolescentes autistas, o NAS integra as ações do programa Atipicidades e surge com a missão de promover a inclusão, oferecendo atendimento qualificado e estruturado integrado que envolve terapias ocupacionais, fonoaudiologia, psicologia e outras abordagens essenciais para o desenvolvimento dos atendidos no objetivo de oferecer serviços de saúde essenciais e multidisciplinares para o desenvolvimento neuropsicológico de crianças autistas, além de suporte psicológico a mães e cuidadores.
O espaço também visa orientar e capacitar familiares, incluindo oficinas sobre responsabilidade paterna e combate a masculinidade tóxica e a assistência no acesso a direitos sociais para famílias, fortalecendo a rede de apoio e incentivando a inclusão social.
댓글