top of page

NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE EVERTON DA SILVA


O Centro Palmares de Estudos e Assessoria por Direitos, vem a público manifestar irrestrito apoio e solidariedade a Everton da Silva, homem negro, trabalhador, que atua como motoboy prestador de serviços de entrega por aplicativo, foi violentamente agredido e teve sua vida ameaçada por um típico homem branco, enquanto aguardava por pedidos para entrega em Porto Alegre, no último 17 de fevereiro. Mesmo sendo a vítima e sofrendo uma bárbara tentativa de homicídio, foi conduzido e preso pela Brigada Militar.


Fomos ainda mais surpreendidos com a notícia de instauração de inquérito contra a vítima, e que Everton da Silva pode ser indiciado pelo ocorrido, não se trata de um caso isolado e menos ainda de um equívoco técnico erro formal, este homem está sendo vítima de racismo institucional, que nos desumaniza e escolhe qual corpo deve ser encarcerado e quem deve ser sempre o culpado.



É com profunda dor que acompanhamos este processo que evidencia a situação de, humilhação e violência por que passam corpos negros diariamente. Consideramos inadmissível que Everton da Silva tenha sido conduzido e que precise se defender de um processo em que foi vítima. São fartos os testemunhos que dão conta de defendê-lo, inclusive no momento do ocorrido, com o registro em vídeo multiplicado pelas redes sociais.


A impunidade do homem branco, que sequer teve seu nome divulgado, é uma mostra da força do privilégio branco, e de como funcionam as estruturas repressoras do Estado, e mais, de quem elas estão a serviço. Seguiremos atentas e vigilantes, denunciando o racismo e qualquer outra forma de injustiça social.


Reiteramos nosso irrestrito apoio e solidariedade a mais esse atentado aos Direitos Humanos.


Everton da Silva Livre.

75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page