O Ativos no TEA é um grupo de fortalecimento da família de pessoas com autismo da Bahia, idealizado por Fernanda Paranhos, é um programa ativo no apoio às famílias atípicas na região de Alagoinhas. Através da divulgação de direitos, manifestações, atos públicos e audiências sobre educação e saúde da comunidade atípica, o grupo busca promover a conscientização e defender os direitos das pessoas autistas e garantir que os direitos sejam respeitados, além da execução da ação coletiva do Centro Palmares para que todas as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia tenham suas terapias multidisciplinares asseguradas.
Com atividades constantes para a conscientização da causa do autismo na Bahia, o Ativos no TEA mantém uma regularidade de ações e parcerias na busca por melhorias no atendimento para pessoas autistas, garantia de vagas para terapias multidisciplinares e a participação de espaços públicos em defesa da causa.
Um de seus projetos em conjunto com o núcleo AtipiCidades e NAS, inclui o cadastro do diagnóstico da educação atípica, visando fornecer informações relevantes para responder a consultas oficiais. Além disso, o grupo está empenhado em garantir o direito à Assistência de Desenvolvimento Individual (ADI) para todas as crianças autistas, ressaltando a importância dos mutirões de atendimento do diagnóstico fechado para o acesso aos direitos legais da comunidade atípica.
"O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças"
Dr. Leonardo Maranhão