top of page

Centro Palmares é empossado no Consea e reforça compromisso com segurança alimentar e justiça racial

Danilo Moura e Mário Nunes do Centro Palmares representarão a sociedade civil no conselho federal que define as diretrizes da política de segurança alimentar no Brasil.
ree

O Centro Palmares de Estudos e Assessoria por Direitos foi oficialmente empossado como integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o biênio 2025–2027, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (13/06), com a presença do ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República). Danilo Moura assumirá como conselheiro titular, e Mário Nunes como suplente, representando a sociedade civil no órgão que formula e monitora as políticas públicas de combate à fome no Brasil.


A posse ocorreu em um momento de reconstrução das políticas de segurança alimentar, após anos de desafios agravados pela pandemia e retrocessos institucionais. O Consea, reativado pelo governo Lula, reuniu 72 conselheiros – sendo 48 da sociedade civil e 24 do governo federal – incluindo representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, movimentos sociais e entidades de educação e saúde.


"Nosso compromisso é levar a voz dos territórios periféricos, negros e quilombolas para o centro das decisões sobre alimentação no Brasil. Segurança alimentar é também uma questão de justiça racial", afirmou Danilo Moura.

Mário Nunes destacou a responsabilidade histórica da participação:

"O Centro Palmares tem uma trajetória de luta pela soberania alimentar e direitos humanos. Estar no Consea é continuar defendendo acesso à comida de verdade e combatendo desigualdades estruturais".

Solenidade marca retomada do Consea como espaço de participação social

Durante a cerimônia, o ministro Márcio Macêdo ressaltou a importância do conselho, que fez 51 recomendações ao governo federal em dois anos e atuou em programas como o Plano Brasil Sem Fome e o Plano Safra, com foco na agricultura familiar. Já a presidenta do Consea, Elisabetta Recine, eleita na véspera, afirmou que o conselho manterá a prioridade na agenda de segurança alimentar, destacando a diversidade dos membros.


Desafios e expectativas para o novo mandato

O Centro Palmares integra o Consea em um cenário de aumento da insegurança alimentar no Brasil, com a missão de fortalecer a democracia participativa e políticas antirracistas, destacando a importância da articulação com movimentos sociais e a defesa da alimentação escolar, tema reforçado por Fernanda Pacobahyba (FNDE), e da soberania alimentar, lembrada pelo representante da FAO no Brasil, Jorge Meza.


A primeira reunião plenária do novo Consea ocorreu na quinta-feira (12/06), com debates sobre o III Plano Nacional de Segurança Alimentar (III PLANSAN). A gestão 2025–2027 terá como desafio ampliar a capilaridade das políticas públicas e garantir que as recomendações do conselho sejam implementadas.

Comentários


bottom of page