Seminário Cultura, Terreiros e Resistência
- Centro Palmares

- 7 de nov.
- 2 min de leitura
O Seminário Cultura, Terreiros e Resistência foi uma iniciativa do Centro Palmares em parceria com o Grupo de Educação Multidisciplinar em Tecnologias Socioambientais - GEMTES. Tratou-se de um momento único no município de Jundiaí, uma vez que em nenhuma oportunidade, tanto os povos de terreiros como as iniciativas culturais dos povos pretos, tiveram uma escuta ativa voltada a suas histórias ancestrais e a valorização de suas trajetórias.
Com a participação de representantes culturais, lideranças de terreiros, do IPHAN e da Secretaria de Cultura do Município, o Seminário pode dar conta de fortalecer o diálogo entre os diferentes participantes, apontando para uma agenda de continuidade do Projeto Afropédia, estimulando que hajam novos verbetes que tratem do registro na Wikipédia das celebrações, datas, lugares e personalidades pretas regionais.
No primeiro dia do evento o coordenador executivo, Mário Nunes apresentou o projeto Afropédia, descrevendo as etapas, as atividades e os resultados alcançados. Na sequência houve a celebração do lançamento do livro digital Afropédia Vol. I.

Foto: Apresentação do livro digital Afropédia Vol.I

FOTO: da esquerda para direita - Danilo Nunes (Superintendente do IPHAN), Danilo Moura (Centro Palmares), Mestre Nelson Jamaica ( liderança cultural), Catarina Vezetiv (Membra do CONSEA/Jundiaí) e Fernando Peche (Diretor do Departamento de Patrimônio Cultural de Jundiaí).
No segundo dia as atividades foram voltadas a realização de grupos de trabalho, onde os participantes puderam debater políticas públicas, economia criativa e segurança alimentar. Todos esses temas dos GTs representaram novos conteúdos e categorias que até então não estavam alinhadas como pertencentes ao grupo de categorias elencados inicialmente no projeto, mas que farão parte de forma de destaque para a nova versão do Afropédia Vol.II.

Foto: Mãe Silvia do Terreiro Ilê Asè Omiorum narrando a história do plantio do Feijão de Ogum.

Foto: divulgação nas redes sociais do Lançamento do livro digital Afropédia Vol. I
Como resultado do evento, será publicado virtualmente o Anais do I Seminário Cultura, Terreiros e Resistência.
.png)




Comentários