top of page

Centro Palmares e Coletivo Fruições celebram Dia das Crianças em quilombos de Ilhéus-BA

Evento contou com diversas atividades socioculturais nos Quilombos Sítio do Roseiral e Morro do Miriqui.



Ontem, 21 de outubro, as comunidades quilombolas do Sítio do Roseiral e Morro do Miriqui, em Ilhéus-BA, viveram um dia de celebração e cultura, as festividades começaram às 14h com a realização conjunta do Centro Palmares, do Grupo Fruições e as lideranças quilombolas Raiana Paixão Dos Santos Rodrigues, do Quilombo Sítio do Roseiral, e Aurelino, liderança do Quilombo Morro do Miriqui.



O Centro Palmares, através de seu núcleo de atuação regional em Ilhéus, assumiu a responsabilidade da mobilização para realização do evento, que ficou a cargo de Elisangela, com participação dos membros do Centro Palmares, como a Presidenta Tatiane Souza, Tiago Fonseca, membro do Conselho Político Estratégico, Shayra Luiza, da Coordenação de Juventude e Thiago Souza também no apoio, juntamente com o apoio do Centro Palmares, Farmácia Popular e Ednaldo Azevedo, que também esteve presente, tornaram possível a realização do evento como apoiadores.



O evento especial do Mês das Crianças, foi marcado por atividades envolventes, garantindo que as crianças e familiares quilombolas tivessem um dia repleto de brincadeiras, exibições audiovisuais e demais atividades, como a oficina de pintura facial com Sanio Oliveira e o Brincadeira de Criança com AZ Rodrigues, ministrado por Claudia Rodrigues e Amanda Rodrigues. As brincadeiras de corrida do saco, jogo de bambolê, jogo das argolas, futlençol e cabo de guerra, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional das crianças, enquanto se divertiam.



Também foi realizado o Projeto CineCalçada com o Coletivo Fruições, levando gratuitamente o cinema para as crianças e adolescentes dos quilombos, muitas das quais nunca haviam assistido uma exibição de cinema na vida, com realização também de Claudia e Amanda Rodrigues, assim como de Isaias Felipe e Fábio Santos na exibição dos curtas "Alike" de: Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez e "Dando asas à imaginação" de: Arthur Felipe Fiel e João Marcos Nascimento. Pipocas e refrigerantes foram distribuídos, proporcionando uma tarde cinematográfica para todas as idades. Idealizado pelo Coletivo Fruições, o CineCalçada é um projeto que tem como objetivos principais a democratização do acesso à cultura, às produções cinematográficas e seus desbobramentos socioculturais e artísticos. Levando o cinema de forma gratuita às comunidades periféricas de Ilhéus.



Declarou Tiago Fonseca ao fim do evento:

"Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem esse dia especial para as crianças. Trazendo um dia leve, com muitas brincadeiras, atividades e valorizando a alto estima e o sentimento de pertencimento a essas comunidades, esperamos que a parceria entre o Coletivo Fruições e o Centro Palmares continuará para trazer atividades significativas para as comunidades em vulnerabilidade socioeconômica no sul da Bahia"

Outras atividades estão sendo pensadas para serem executadas junto aos quilombos Sítio do Roseiral e Morro do Miriqui, o Centro Palmares está na articulação de políticas públicas como nas áreas de educação e saúde, com mães atípicas. A comunidade se uniu em um dia de alegria, aprendizado e diversão, destacando a importância do apoio mútuo e da cultura na construção de laços sólidos entre diferentes grupos sociais. O evento foi uma prova de que a colaboração entre organizações, líderes comunitários e artistas pode criar momentos inesquecíveis e fortalecer comunidades inteiras.


Galeria de Fotos:



230 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page