Centro Palmares participa da 4ª Conferência Estadual de Políticas de Juventude
- Centro Palmares

- 17 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

De 13 a 15 de novembro, aconteceu em Salvador a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude. Realizada no Hotel Fiesta, a conferência reuniu mais de 500 delegados de toda a Bahia para discutir propostas que irão compor o novo Plano Estadual de Juventude — instrumento fundamental na formulação de políticas públicas voltadas ao segmento juvenil.
Com participação ativa de organizações da sociedade civil, o evento contou com a presença de Shayra Luiza, coordenadora de juventudes do Centro Palmares. Atuante na luta pelos direitos das juventudes negras e periféricas, Shayra destacou a importância de espaços como este para garantir que as vozes historicamente silenciadas sejam ouvidas na construção de políticas públicas mais inclusivas:
"A juventude negra precisa estar no centro das decisões. O futuro que queremos passa por reconhecimento, reparação e protagonismo."
A etapa estadual é resultado de um processo democrático iniciado meses antes, com conferências municipais realizadas em 40 cidades e que envolveram mais de sete mil pessoas. As propostas discutidas nas conferências locais — que abordaram temas como educação, racismo, segurança pública, trabalho, saúde e participação social — agora serão debatidas por jovens delegados com o objetivo de aprofundar os 12 eixos do Estatuto da Juventude, que completou 10 anos em 2023.
O encontro em Salvador antecede a etapa nacional, marcada para os dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília, onde as contribuições da Bahia serão levadas ao debate nacional. A expectativa é que, ao final, se construa um plano robusto e sensível às diversidades que compõem a juventude brasileira.
A presença de lideranças como Shayra Luiza e a expressiva participação da juventude mostram que, mais do que um evento, a conferência é um passo importante na luta por políticas públicas que promovam equidade, justiça social e cidadania para todos os jovens da Bahia e do Brasil.
.png)




Comentários