top of page

CENTRO PALMARES PARTICIPA DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA BAHIA



O evento contou com a presença de Jack Meira das Cozinhas Humanitárias e com mais de 800 pessoas, incluindo autoridades, representantes da sociedade civil e delegados eleitos nas conferências territoriais.


Salvador, 17 de outubro de 2023


Sob o tema "Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social", ao longo dos três dias de conferência, os participantes dedicaram seus esforços à identificação de problemas estruturais que afetam a superação da fome e insegurança alimentar no estado, além de debater estratégias em conjunto para o desenvolvimento de políticas em direção à soberania alimentar. Representando o Centro Palmares, a Coordenadora de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Jack Meira da Cozinha Humanitária esteve presente e valorizou a realização da conferência cuja última realização havia acontecido apenas em 2015.


“O Cenário da fome se transformou de lá pra cá, especialmente após a pandemia que precarizou ainda mais a situação”


O Governador Jerônimo Rodrigues que esteve presente, ressaltou que as propostas discutidas na Bahia serão levadas à conferência nacional, onde delegados de todo o país vão conduzir uma política nacional de segurança alimentar e nutricional, assegurando os instrumentos legais de orçamento.


A programação abrangeu debates sobre o balanço e perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil (SAN) e na Bahia, a situação da Política e do Plano Estadual de SAN, além dos processos de combate à fome. Débora Rodrigues, presidente do Consea-BA, enfatizou a importância dos debates, explicando que a sociedade civil e o poder público colaboram para propor políticas públicas e enfrentar a fome, pobreza e desigualdade.


Durante a conferência, foram assinados contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no valor de quase R$18 milhões, envolvendo o governo do estado e o MDS. A Bahia também aderiu ao Plano Brasil Sem Fome, um esforço para erradicar a insegurança alimentar e nutricional no país.


O evento foi uma coordenação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), em colaboração com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN). Ao término dos debates, foram eleitos 92 delegados para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, agendada para ocorrer de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page