top of page

Centro Palmares participa em Brasília da Jornada de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens

Nos dias 5 a 7 de novembro, o membro do Centro Palmares Ramon Santos esteve presente na Jornada de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Brasília (DF), natural de São Félix, Ramon representava os atingidos pelas chuvas na Bahia, em especial da região do recôncavo baiano.


Foto: Ramon Santos


A jornada reuniu cerca de 2.500 atingidos e atingidas de todas as regiões do Brasil e que se uniram para dar visibilidade às suas reivindicações. Após os dias de evento e com reuniões com membros do governo Lula, nove ministérios apresentaram uma carta compromisso em resposta.


O MAB atua na busca por justiça e pela aprovação da "Política Nacional de Direitos da População Atingida por Barragens" (PNAB). Essa política define responsabilidades, formas de reparação e estabelece mecanismos de prevenção e mitigação de impactos dos empreendimentos com barragens no país.


Foto: Ramon Santos


Além disso, o movimento está demandando a criação do "Fundo Nacional Para a Reparação das Populações Atingidas", um recurso vital para prevenir tragédias relacionadas à construção, operação e rompimento de grandes obras, envolvendo ativamente a população na formulação das ações. Esse fundo também será fundamental para lidar com os impactos das mudanças climáticas, como inundações, secas extremas e deslizamentos.


Foto: Ramon Santos


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page