top of page

Centro Palmares acompanha visita técnica, do COMPED, ao Camarote Acessível na Praça da Piedade em Salvador




Na manhã desta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED) realizou uma visita técnica ao Camarote Acessível localizado na Praça da Piedade. A comitiva, composta pela presidente Daiane Pina, o vice-presidente Everaldo Neres, a secretária Jacy Costa, além de conselheiros representantes da OAB, Karine Rocha e Sérgio Murilo, assim como os conselheiros municipais da pessoa com deficiência de Salvador, Miwky do Centro Palmares e Eurides Nascimento, também conselheira, assim como Tiago, cadeirante que também esteve presente, a visita analisou as condições de acessibilidade e segurança do espaço.


Embora o Camarote ainda não estivesse completamente pronto, foram observadas medidas positivas, como uma ampla rampa de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de uma escada larga com poucos degraus. A presença de três extintores de incêndio foi notada, porém algumas necessidades foram identificadas durante a visita.


Visita Técnica da COMPED


Entre as principais observações feitas pelo COMPED estão a necessidade de instalação de lixeiras, posicionamento adequado dos extintores para evitar acidentes, sinalização em Libras para orientar os foliões PCD sobre a localização dos extintores, escadas, rampas e banheiros. Embora não tenha sido possível verificar a instalação dos banheiros adaptados durante a visita, foi destacado que estes devem ser espaçosos o suficiente para permitir a manobra de cadeiras de rodas e devidamente sinalizados.


Ao estar presente em visitas técnicas como essa, o Centro Palmares reafirma seu papel de inclusão e conscientização, destacando a importância de políticas e práticas inclusivas que garantam o acesso universal a espaços públicos e eventos culturais. Miwky

O camarote, amplo o suficiente para acomodar até 200 pessoas, foi considerada as condições climáticas, sendo sugerido o isolamento contra água nas emendas do toldo, bem como o reparo da parte danificada pela copa da árvore próxima ao camarote. O espaço conta com duas cabines de apoio.


A presidente do COMPED revelou ainda que está prevista a criação de um espaço kids com brinquedos e atividades como contação de histórias e concurso de fantasias, visando proporcionar uma experiência inclusiva e divertida para os pequenos foliões, desde ontem também foram realizadas visitas técnicas nos camarotes de Ondina e Campo Grande.


Miwky durante visita técnica ao camarote


Centro Palmares e a Acessibilidade


A acessibilidade é um direito fundamental que garante a participação plena e igualitária de todas as pessoas na sociedade. Nesse sentido, o Centro Palmares , através de suas representações, demonstra seu compromisso com a inclusão ao se engajar ativamente na fiscalização e promoção de espaços acessíveis, como o Camarote Acessível na Praça da Piedade. Essa atenção constante à acessibilidade não apenas beneficia as pessoas com deficiência, mas enriquece a experiência de toda a comunidade, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.

60 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page