top of page

Com texto de Magdalena Almeida, livro "Abibiman: Uma Voz Negra do Sertão Pernambucano" é lançado



Na cidade de Arcoverde ocorreu o lançamento da coleção digital do jornal Abibiman e do livro "Abibiman: Uma Voz Negra do Sertão Pernambucano" o livro conta com participação de Magdalena Almeida, Representante Regional do Pernambuco no Centro Palmares. O lançamento, realizado no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), foi uma iniciativa do Projeto Abibiman, a Voz Negra do Sertão Pernambucano, em colaboração com o Projeto Negritos.


Magdalena Almeida, autora do capítulo "Arcoverde - Um Portal para o Sertão Negro" destaca a importância de reconhecer e preservar as histórias que moldaram a identidade negra no Brasil. Seu artigo no livro é um testemunho encontrado da riqueza cultural e resistência negra que permeia o sertão pernambucano.


"Pra mim foi surpreendente encontrar a realidade que eu encontrei em termos de resistência negra, e de fortalecimento da ação do movimento negro na cidade nos últimos 40 anos"

A digitalização da coleção do Abibiman, apoiada pelo Funcultura, é parte integrante do projeto Abibiman, a Voz Negra do Sertão Pernambucano, proposto pela escritora Inaldete Pinheiro de Andrade. A iniciativa visa disponibilizar de forma gratuita o valioso acervo do jornal no site, o livro Abibiman: Uma Voz Negra do Sertão Pernambucano está dispinível aqui , promovendo assim o acesso democrático às vozes negras registradas em textos.

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page