top of page

Cosme de Farias: 150 anos de Memória e Legado



No dia 16 de abril de 2025, das 14h às 17h, o Auditório Makota Valdina, localizado no Arquivo Público de Salvador, será o cenário da roda de conversa "Cosme de Farias: 150 anos de Memória e Legado", realizada pelo Núcleo Popular Cosme de Farias como parte das homenagens ao sesquicentenário de nascimento do Major Cosme de Farias – jornalista, orador, defensor dos pobres e símbolo da luta popular por justiça social e educação cidadã.


O evento integra a programação comemorativa que resgata a trajetória de Cosme de Farias como um dos grandes nomes da história política e cultural da Bahia. Do uso da palavra como arma à construção de projetos voltados à população marginalizada, Cosme atravessou o século XX deixando marcas profundas na imprensa, no júri popular, na educação e nos movimentos de base.


Para refletir sobre seu legado e dialogar com as lutas atuais, o encontro reúne convidados de diferentes áreas, cujas trajetórias se cruzam com os ideais que Cosme defendia.


Convidados:


Danilo Moura – Ativista social com foco em povos e comunidades tradicionais, atua com tecnologias do saber e salvaguarda do patrimônio imaterial.


Creuza – Professora e guia internacional, neta de Cosme de Farias e curadora da exposição “Cosme de Farias 150 Anos Depois”.


Mônica Celestino – Jornalista e historiadora; pesquisou a vida de Cosme no mestrado e doutorado e é autora de sua biografia.


Clarindo Silva – Jornalista, poeta e ativista cultural; conheceu Cosme pessoalmente e é referência na valorização do Centro Histórico.


Nelson Cadena – Jornalista e pesquisador; autor de estudos sobre a atuação política e jornalística de Cosme de Farias.


Alfredo da Matta – Historiador e professor da UNEB; pesquisador das práticas educativas e da defesa popular na justiça baiana.


O evento é gratuito e aberto ao público, reafirmando a força da memória como ferramenta de transformação social.


Serviço:

📅 Data: 16 de abril de 2025

🕑 Horário: das 14h às 17h

📍 Local: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, nº 2, Edf. Arquivo Público de Salvador, 11º andar, Comércio

🎟️ Entrada gratuita

📌 Realização: Núcleo Popular Cosme de Farias

Comments


bottom of page