top of page

Em Salvador, I Festival Primavera das Noviças celebra 30 anos de movimento comunitário no Barbalho

Evento no Forte da Capoeira, em outubro de 2025, visa fortalecer a identidade cultural, promover inclusão social e gerar renda para artistas locais.

ree

Salvador, BA – Três décadas de história, resistência e trabalho comunitário serão celebradas com arte, música e cultura. O I Festival Primavera das Noviças marca os 30 anos do movimento comunitário "As Noviças", que atua no bairro do Barbalho e regiões adjacentes, na capital baiana. Com apoio do Centro Palmares o evento está marcado para 18 de outubro de 2025, no Forte da Capoeira, e se propõe a ser um farol de diversidade e inclusão social.


Com o objetivo central de fortalecer a identidade cultural da comunidade, o festival foi idealizado com um forte caráter inclusivo, colocando no centro das celebrações a população negra, a comunidade LGBTQIA+ e crianças atípicas. A iniciativa busca criar um espaço seguro e representativo, onde a diversidade é não apenas aceita, mas celebrada.


A programação do festival foi desenhada para agradar a todos os públicos e gerar oportunidades, Das 9 às 14h haverá feira de artesanato e atividades para o público infantil como jogos e roda de capoeira, entrada franca. Das 15 até as 20h haverá samba com acesso garantido através da compra de camisa, nos valores de 35 reais individual ou casadinha por 60 reais. Estão previstas apresentações musicais de artistas da cena local, uma feira de artesanato para expor e comercializar o trabalho de artesãs e artesãos da região, e oficinas educativas que promovem troca de saberes e capacitação.


Além do aspecto cultural e social, o evento tem um importante viés econômico. Um dos pilares do projeto é gerar renda para artistas, microempreendedores e criativos locais, fomentando a economia circular e valorizando o talento que emerge da própria comunidade.

2 comentários


Mary dos Cakes
Mary dos Cakes
há 29 minutos

Perfeito


Perfeito estímulo para cultura local dos bairros de Salvador.

Curtir

Mary dos Cakes
Mary dos Cakes
há 31 minutos

Amei!perfeito engajamento de cultural popular.

Curtir
bottom of page