top of page

Itabunense Thiago Souza Publica Artigo em Livro Nacional

Thiago Souza, policial militar, professor e cientista político natural de Itabuna, teve seu artigo intitulado "ANÁLISE SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E SUAS LINHAS DE PESQUISA" publicado como capítulo em um livro nacional intitulado "Ciências Sociais e Políticas, Democracia Demandas e Desafios". Neste trabalho, Souza, junto com Diego Pita, realizaram um levantamento minucioso sobre os programas de pós-graduação em Ciência Política oferecidos pelas universidades federais brasileiras.


O estudo abordou as universidades federais em diferentes regiões do Brasil, analisando os programas de mestrado e doutorado em Ciência Política e suas respectivas linhas de pesquisa. A pesquisa envolveu uma análise detalhada das páginas de cada programa, identificando as linhas de pesquisa oferecidas em cada um deles.


Thiago Souza, Foto. Rede Social


Uma observação importante feita por Souza é a diversidade das linhas de pesquisa ao longo do território nacional, com uma tendência maior para a abordagem institucionalista. No Nordeste, há uma concentração de estudos ligados a políticas públicas, enquanto no Sudeste há uma maior diversidade de linhas de pesquisa. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, foi identificada uma tendência para linhas com "viés ao mercado", com relações em áreas da economia, gestão e "política profissional".


O artigo de Thiago Souza contribui significativamente para o entendimento da diversidade das pesquisas em Ciência Política no Brasil, evidenciando a riqueza e a complexidade do campo acadêmico nesse país.


Livro "Ciências Sociais e Políticas, Democracia Demandas e Desafios"


Com organização de Jáder Luís da Silveira, o livro conta com onze artigos. Para adquirir o livro em formato impresso ou e-book clique aqui


Descrição: As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir o público. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Elas são consequências de demandas apresentadas pela sociedade, nas mais diversas áreas. Sendo assim, podemos afirmar que políticas públicas é “o Estado em ação”, ou seja, é quando o Estado implanta projetos de governo, por meio de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade.


As políticas sociais configura-se como possibilidade de reconhecimento das demandas de seus usuários no intuito de ampliação de cidadania, da democracia e medida de proteção social visando garantir segurança de sobrevivência, de acolhida, e convívio familiar. Neste sentido, a contribuição das políticas sociais no Brasil constitui estratégia fortalecedora de direitos sociais e de proteção, reconhecendo na pobreza o eixo desencadeador das desigualdades sociais.


As demandas políticas e sociais tornam-se cada vez maiores em função da desresponsabilização do Estado, por omissão de serviços essenciais, o que gera uma tensão social latente. A obra “Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.


Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.


Este terceiro e-book conta com trabalhos científicos da área de Políticas Públicas e Sociais, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

116 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page