top of page

MAIO CIGANO! Um encontro sobre reparação e direitos dos povos tradicionais em Minas Gerais



No dia 24 de maio, em Ibirité (MG), o Centro Palmares, MNDH-MG e a Agência Kalon Cigana estão organizando a realização da primeira edição do MAIO CIGANO. Promover o encontro das populações ciganas de Minas é uma iniciativa que ajudará na elaboração e das demandas de política pública e enfrentamento do racismo e xenofobia no estado.


Os povos ciganos são, por definição legal, uma comunidade tradicional e por tanto devem ser beneficiados, assim como tomar parte, das políticas públicas. Vítimas de discriminação, a população cigana é constantemente vítimas de perseguições e ataques que culminam em violência física e por vezes morte.


Para Gildázio Santos, Conselheiro do Centro Palmares e articulador do MNDH-MG, dar voz a esses povo é a única forma de enfrentar a discriminação: “muita gente tem medo de Cigano, mas você pergunta o que é, aí descobre que não sabem o que são”. Este encontro permitirá estabelecer um diálogo que fure a bolha da ignorância que envolve uma parte da sociedade.






O encontro está sendo realizado de forma colaborativa, com o apoio de diversas organizações e parceiros locais, será gratuito e qualquer pessoa pode colaborar com doações para a Agência Nacional de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Povo Cigano, por meio do PIX 32.023.907-0001/62 (Agência Nacional de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Povo Cigano). Sua presença e seu apoio são muito importantes!


Segundo Valdinalva Caldas, Liderança da agência kalon Cigana e Articuladora do MNDH-MG, "o evento o Maio Cigano é uma oportunidade para discutir políticas públicas não só para nós ciganos é momento de chamar todos os povos que foram historicamente apagados das políticas públicas, que ficam à margem das estatísticas do IBGE, que não são reconhecidos e lembrados para além dos períodos eleitorais, neste dia teremos artes, mas não vamos no iludir apenas com danças e festividades, precisamos discutir a fundo a ausência das políticas que nos afetam e as ações diárias que nos oprimem."


O MAIO CIGANO conta com apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ibirité por meio do Grupo de Pesquisa Kaipora, Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Betim (CDDH), Deputada Estadual Leninha (PT), Associação Cedro, Kallons Musical S, Kalon - Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesa do Povo Cigano de Minas Gerais.


SERVIÇO

O que? Maio Cigano; Onde? Rua Panorama, 28 - Parque Industrial Durval de Barros - Ibirité/MG; Quando? 24 de Maio às 14h00min; Quanto: Grátis; Quem? mndhminasgerais@gmail.com e centropalmarespordireitos@gmail.com


349 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page