Os primeiros 30 inscritos serão selecionados, e a oficina conta com tradução simultânea em Libras, proporcionando uma experiência inclusiva e diversa para os alunos
Plínio Gomes: condutor da oficina
“[...] quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for”¹. Quando esse desejo de se expressar vem de artistas, é dado o pontapé inicial de uma produção cultural.
Além da liberdade criativa dada de bom grado aos autores de ficção e o senso de responsabilidade que acomete muitos documentaristas (não todos), é necessário o conhecimento e as habilidades para transformar uma ideia em um projeto. É nesse ponto que a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, da produtora Canto do Galo, se compromete a apoiar os profissionais do setor cultural.
De forma gratuita e online, essa oficina busca qualificar produtores que estão iniciando a carreira ou querem se atualizar sobre o contexto, as ferramentas e os aprendizados primordiais a todos que anseiam apresentar as suas histórias para o mundo.
Por isso, o idealizador e fundador da Canto do Galo, Plínio Gomes, conduzirá a oficina, com duração de três horas, no dia 19 de dezembro, para os primeiros 30 inscritos.
As inscrições estarão disponíveis de 01/12 a 13/12, acompanhem por meio do Instagram e do Facebook da Canto do Galo.
A aula será traduzida simultaneamente em Libras pela “Adarte”, produtora de acessibilidade, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
Plínio Gomes, escritor, poeta e cineasta, já atuou em diversas áreas de linguagem e comunicação. Além disso, a maior parte de suas obras foram realizadas de forma independente, como os documentários “Meia Lata D’água ou Lagarto Camuflado” e “Encruza”, que juntos já passaram por mais de 40 festivais.
Ele também co-dirigiu e roteirizou o longa “Saberes Quilombolas”, em parceria com Bruno Saphira. A obra teve o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc.
“Saberes Quilombolas” traz como protagonistas 3 comunidades de Santo Amaro da Purificação (BA): Acupe, São Brás e Cambuta, e mostra quais atividades sustentam a economia e preservam a essência desses grupos étnicos. O filme ganhou Melhor Longa-Metragem Baiano no 18° Panorama Internacional Coisa de Cinema, entre outros reconhecimentos.
Essas são apenas algumas das obras de sucesso da Canto do Galo, que revelam a riqueza do repertório de Plínio, mentor da oficina, e podem inspirar os futuros alunos. Saiba mais pelas redes sociais da Canto do Galo.
Esta oficina é um contrapartida dentro do projeto “CANTO DO GALO FILMES”, contemplado na categoria APOIO A MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS – LINHA ME, PG 09/2023 – MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR AUDIOVISUAL.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Comments