Reunindo mais de 150 organizações, movimentos e articulações de todo o Brasil. Nos dias 6 e 7 de dezembro aconteceu o encontro nacional promovido pela Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, realizado no Centro Nacional dos Trabalhadores da Indústria, em Luziânia (GO). Representantes de instituições de todo o país se reuniram para discutir e implementar a terceira versão do documento intitulado Teimosia e Ousadia para Construir Outro Sistema Político: A Democracia Que Queremos.
A pauta principal girou em torno de debates sobre a construção de um sistema político mais inclusivo e democrático, consolidado no documento em questão, além da constituição e eleição do próximo Grupo de Referência (GR), que conduzirá os trabalhos da Plataforma no próximo biênio.
Entre os participantes, o Centro Palmares teve representação ativa com Ademilson Barreiros da Silva, Dirlei Klein, Danilo Moura, Tatiane Souza, Elayne Souza, Sandra Aleixo, Gildásio Santos, Magdalena Almeida e Virgínia Moura, enriquecendo as discussões com novas perspectivas e experiências, o evento também contou com a presença de Nairóbi (filho de Danilo e Tatiane) e Johari (filha de Virgínia), em uma representação do futuro do Centro Palmares.
"Este encontro reafirmou nosso compromisso com a construção de um sistema político que realmente dialogue com as necessidades do povo brasileiro. Discutir a democracia que queremos e eleger um grupo diverso para liderar essa plataforma é um passo fundamental para transformar nossas ideias em ações concretas." – Danilo Moura.
Ao longo do evento foram realizados dois dias intensos de debates, grupos de trabalho e diálogos que resultaram na composição do novo GR, que será responsável por coordenar as ações da Plataforma. O grupo ficou assim constituído:
Rede Justiça Ambiental (Danilo)
CAMP (Daniela)
Tenda das Candidatas (Munah)
Vai Ter Gordas (Adriana)
Koinonia/FEACT (Rosa)
Coletivo Popular Direito à Cidade (Val)
Pastoral da Juventude do Meio Rural (Elson)
AMNB (Cleusa)
O encontro demonstrou a importância da articulação coletiva para a construção de um sistema político mais justo e democrático, de modo que reafirma o compromisso da Plataforma, que em 2024 completou 20 anos de atividades, em promover mudanças estruturais na política brasileira através da coletividade e do debate.
Comments