top of page

Posse do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Centro Palmares entre os integrantes


Foto: MIR


Brasília, 21 de novembro de 2023


Em uma cerimônia realizada no auditório da Embrapa, conselheiros, titulares, suplentes, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil assumiram seus cargos no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) nesta terça-feira, para o biênio 2023/2025, contando com a presença de Danilo Moura do Centro Palmares, que será membro suplente, entre outras autoridades.


Na mesa de posse, personalidades importantes estiveram presentes, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; a representante da sociedade civil e do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma), Mãe Vera Soares; o representante da Casa Civil, Marcos Fábio Cardoso; a representante notório saber, Dona Zélia Amador, e a Secretária Executiva do CNPIR, Larissa Santiago.


Foto: Danilo Moura


Durante seu discurso, a ministra Anielle Franco ressaltou o êxito do Ministério da Igualdade Racial na execução de políticas voltadas para a promoção da igualdade racial. Destacou a importância de compreender as necessidades da população mais vulnerável e reforçou o compromisso do governo em garantir uma vida digna para todos, especialmente para a comunidade negra brasileira.


A representante do Fonsanpotma, Mãe Vera Soares, saudou as autoridades presentes, incluindo os representantes religiosos, e enfatizou a importância da retomada do diálogo com um poder público comprometido com a causa. Expressou emoção ao falar sobre a reconquista de espaços e a necessidade de implementar políticas reparadoras que beneficiem mulheres, jovens, quilombolas, religiosos de matriz africana e todos os brasileiros em busca de igualdade de oportunidades. O evento foi marcado pela apresentação musical do artista brasiliense MC Maha e pela exibição do vídeo da Campanha Brasil pela Igualdade.


O CNPIR, com suas competências fundamentais, compromete-se a elaborar critérios e parâmetros para garantir igualdade à população negra e a outros segmentos étnicos, zelando por seus direitos culturais. Além disso, tem a responsabilidade de acompanhar e sugerir ações de promoção da igualdade racial, contribuindo para o planejamento governamental e a alocação de recursos no orçamento anual da União. A presença ativa de Danilo Moura do Centro Palmares reforça a diversidade de vozes e perspectivas que o CNPIR busca para cumprir sua missão.

41 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page